Miopia é a dificuldade de enxergar de longe, os objetos a uma certa distância ficam embaçados, e por outro lado traz uma facilidade muito grande de ver objetos próximos de forma nítida. É considerada a doença mais comum da visão. Acredita-se que sua causa tem influência familiar e também relacionada há hábitos culturais do uso com frequência da visão de perto.
Os olhos normais são chamados de emétropes, os raios de luz formadores das imagens são focados de forma perfeita na retina.
Nesse modelo abaixo, vemos que os olhos míopes são maiores que o normal. Então, os raios de luz que formam a imagem, convergem para frente da retina.
O tratamento padrão é o uso de óculos, lentes divergentes negativas jogam o ponto focal para retina, levando assim a uma visão nítida.
Normalmente, ela progride mais rapidamente na infância ou adolescência, tendendo a se estabilizar na fase adulta, porém não há uma regra específica. É muito importante realizar exame ocular nas crianças com frequência.
Normalmente, em crianças progride rápido, em adultos progride lento ou se estabiliza.
Pacientes com mais de 6,00 (seis) graus de miopia são considerados alto-míope. Esses pacientes tem mais riscos de desenvolverem problemas visuais graves, como por exemplo o descolamento de retina, hemorragias na retina ou áreas de atrofia retiniana. Devem sempre realizar exames extras como mapeamento de retina.
Para nossa sorte, a grande maioria dos casos de miopia tem tratamento. Podemos tratar a miopia de três formas:
Confira o vídeo abaixo falando sobre a Miopia
Veja também nosso artigo sobre por que os casos de miopia têm crescido tanto.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista