As lentes de contato são instrumentos de correção visual, e devemos usá-las com segurança, a fim de que se evite problemas e danos a visão.
Seis mandamentos para usar lentes de contato:
As lentes estarão em contato íntimo com sua córnea (região nobre do olho). Então as mãos sujas podem levar micróbios diretamente ao olho levando a infeções. Infecção na córnea é algo gravíssimo que pode levar a cegueira irreversível.
A lente de contato por si só diminui a oxigenação da córnea e isso se soma ao fato de durante o sono, a oxigenação da córnea está diminuída de forma natural. Logo, esses dois fatores quando se somam podem deixar a córnea deficiente de oxigênio, o que é um prato cheio para as infeções como úlcera de córnea.
Cada lente tem seu tempo de uso indicado pelo fabricante. As lentes de contato com o tempo acumulam proteínas, células, sujeiras e micróbios. Esses acúmulos são aumentados após os prazos indicados pelos fabricantes. Por isso que as lentes de contato mais seguras são as lentes de uso diário, uma vez que passam pouco tempo em contato com o olho e diariamente as descartamos, uma lente nova e limpa sempre estará em contato com o olho.
O soro fisiológico não deve ser usado, pois o mesmo funciona como meio de cultura para bactérias. Devemos usar solução de limpeza específica para lentes adquiridas nas clínicas ou farmácias. Estas soluções contêm bactericidas que matam os micróbios e os germes.
Recomenda-se não as usar em ambientes aquáticos, principalmente mergulhos com olhos abertos, visto que com essa prática há risco de contaminação por acantameba – doença gravíssima que leva a cegueira irreversível.
Confira também este artigo sobre Como Colocar e Retirar Lente de Contato Gelatinosa.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista – CRM/RN 5880