Embora o objetivo principal da Cirurgia de Catarata ainda seja restabelecer a visão do paciente, essa cirurgia deixou de ter unicamente esse propósito e hoje é um procedimento muito preciso, em que se visa melhorar ainda mais a visão do paciente.
A possibilidade real é de diminuir o grau dos óculos antigos do paciente, diminuindo assim a dependência deste item por parte de quem utiliza para corrigir a visão. Por isso, agora vamos falar um pouco sobre essa a Cirurgia de Catarata com Lentes Monofocais para longe e detalhar mais essa possibilidade.
1. Em que consiste a Cirurgia de Catarata ou facoemulsificação?
2. Quando são utilizadas as Lentes Monofocais para longe?
3. Após a cirurgia, o paciente continua precisando de óculos?
4. Planos de saúde cobrem lentes importadas?
5. As lentes colocadas na cirurgia de catarata duram quanto tempo?
6. Quais as melhores lentes para a Cirurgia de Catarata?
O procedimento de Cirurgia de Catarata, também chamado de facoemulsificação, consiste em trocar uma lente natural embaçada e antiga do olho, por uma lente de alta qualidade artificial e transparente, chamada de lente intraocular (LIO).
As lentes mais básicas para realização da cirurgia são as lentes monofocais, de preferência lentes importadas, também chamadas de lentes “importadas para longe”.
Como o próprio nome já diz, essas lentes têm apenas um foco nítido, que deve ser programado pelo cirurgião para nitidez na visão de longe.
Lembrando que isso não quer dizer que o “grau vai zerar”, apenas será programada uma visão nítida.
Na prática, todos pacientes, mesmo após cirurgias perfeitas, sempre ficam com algum grau residual mínimo.
É muito importante entender, que após a cirurgia, o paciente que optar por essas lentes monofocais, vai precisar dos óculos para leitura. Isso porque o grau para perto, natural de todas as pessoas com mais de 40 anos, não é corrigido com a escolha dessas lentes intraoculares.
Não. Essa é uma informação importante, pois de fato os planos e operadoras de saúde normalmente não custeiam LIOs importadas, custeiam as nacionais de qualidade inferior.
Todo paciente também deve saber, que a LIO ficará dentro do seu olho por resto de sua vida. Ou seja, é uma decisão que, após tomada, não é reversível, visto que não é comum fazer a troca das lentes.
Com o passar dos anos, a cirurgia de troca de LIO pode ser muito perigosa e imprevisível, portanto não é indicada por médicos.
As lentes Monofocais importadas, alguns exemplos de marcas são Alcon®, Johnson e Johnson®, Rayner ®, Zeiss® ou Hoya ® podem ser uma excelente opção para tratamento de catarata, levando a uma visão de altíssima qualidade.
Essas são, portanto, as melhores opções para pacientes que não pretendem investir muito em sua cirurgia, sendo consideradas boas por apresentarem uma excelente relação entre custo e benefício para cirurgia ocular.
Gostou de saber mais sobre a Cirurgia de Catarata com Lentes Monofocais? Então, você também vai gostar de saber detalhes sobre a Cirurgia de Catarata Moderna e como temos vivido uma evolução na cirurgia ocular. Se ficar com dúvidas, entre em contato! Lembre-se que você pode agendar sua consulta e seus exames online.
Dr. Pedro Paulo Cabral