O ceratocone caracteriza-se por uma fragilidade estrutural da córnea, ocorrendo o afinamento e encurvamento dessa estrutura com o passar do tempo. Mas quais as diferenças entre os métodos de tratamento de ceratocone?
Essas alterações geram uma mudança do grau do paciente (aumento da miopia e do astigmatismo irregular) e diminuindo de forma progressiva sua visão.
O tratamento inicial do cone é feito com prescrição dos óculos ou das lentes de contato rígidas. Quando esses tratamentos não atingem resultados satisfatórios, medidas mais invasivas, ditas cirúrgicas, como os implantes de anéis corneanos são considerados muito eficazes para melhorar da regularidade da córnea e, por consequência, melhorar a qualidade visual e de vida dos pacientes.
1. Vantagens dos anéis utilizados nos implantes
2. Vantagens e desvantagens do implante de anel corneano com uso de laser
3. Vantagens e desvantagens do implante de anel corneano com técnica manual
Em se tratando dos anéis, existem vários modelos, com tamanho e espessura de arcos diferentes. Os anéis causam aplanamento das regiões mais curvas, regularizando assim essas áreas.
As principais vantagens dos implantes são:
Outro ponto positivo da cirurgia de anel para ceratocone é que não se trata de uma cirurgia intraocular, ela se configura uma cirurgia restrita a córnea (estrutura externa), o que diminui drasticamente os riscos de complicações inerentes da manipulação de estruturas dentro do olho.
O túnel dentro da córnea para o implante pode ser confeccionado de duas maneiras:
As duas técnicas são consideradas eficazes e seguras, porém existem diferenças nos resultados no curto, médio e longo prazo.
Leia também: Por que a miopia está em crescimento na atualidade?
A técnica cirúrgica com auxílio de laser tem menores índices de complicações sendo assim, a técnica de escolha nos grandes centros de oftalmologia pelo mundo. Outros principais motivos são:
A desvantagem dessa técnica é o maior custo e necessidade da presença do laser de Femtosegundo, esse geralmente está presente apenas em grandes metrópoles e capitais.
A técnica de implante de anel corneano convencional/manual está relacionada às maiores taxas de extrusão e superficialização do anel.
Outro ponto é a ocorrência de defeitos epiteliais persistentes, assim como assimetria de profundidade, quando comparada a técnica a laser.
Logo, a técnica manual/convencional é considera de segunda escolha para a o tratamento com usos de anéis corneanos para ceratocone. Sua vantagem é o seu menor custo, sendo por isso ainda escolhida por alguns médicos / pacientes.
A minha recomendação é sempre que possível optar pela cirurgia de implante de anel corneano auxílio de laser de femtosegundo, sendo esta técnica relacionada à melhores resultados e menores taxas de complicações.
Se ficou com dúvidas sobre a cirurgia de implante para tratamento de ceratocone, entre em contato conosco ou agende online sua consulta.