O teste do reflexo vermelho ou TESTE DO OLHINHO deve ser realizado até 72 horas após o nascimento ou antes da alta hospitalar. E caso necessário o paciente deve ser encaminhado a um médico oftalmologista.
É um exame rápido e fácil que procura detectar a integridade do eixo visual, transparência da córnea, cristalino e retina podendo detectar doenças graves no recém nascido.
Catarata congênita, glaucoma congênito, tumores oculares que quando reconhecidos precocemente possuem um melhor tratamento e melhor sucesso visual.
Os recém-nascidos tem um sistema visual ainda muito imaturo e mesmo assim só enxergam muito próximo cerca de 30 a 50 cm, normalmente eles não veem a o rosto dos pais com clareza, e sim tudo embaçado.
Os primeiros 3 a 4 meses são críticos no desenvolvimento e qualquer obstáculo na formação da imagem da criança pode trazer grandes comprometimentos. Aos 2 – 3 anos de idade a criança atinge a visão de um adulto e sua maturidade visual chega por volta dos 8-9 anos.
A recomendação é que as crianças prematuras sejam acompanhadas por oftalmologistas especialistas em retinopatia da prematuridade.
Oftalmologistas gerais sem esse treinamento e experiência não são os profissionais mais indicados para acompanhar esses casos. Lembrar que existe uma doença chamada retinopatia da prematuridade, que pode levar à cegueira.
As crianças devem ser examinadas:
– após o nascimento ate 72h após
– ate os 3 anos uma visita ao oftalmologista
– ate os 5 anos outra visita ao oftalmologista
– ate os 10 anos outra visita ao oftalmologista
– Em seguida anualmente
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista