O que é Glaucoma ?
O que é glaucoma é uma doença ocular e que ocorre a lesão irreversível do nervo óptico (estrutura nobre responsável pela visão) cursando na maioria dos casos com pressão ocular aumentada. A doença é crônica e progressiva, geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos, e o risco aumenta com a idade.
Quais os sinais da doença glaucoma ?
Glaucoma é uma doença silenciosa, ela cursa com perda progressiva do campo visual, ou seja o paciente vai cada vez vendo menos em sua periferia, em casos avançados os pacientes andam esbarrando em objetos pois não conseguem ve-los. Vale salientar que a doença e mais comum na raca negra, e pessoas com familiares com glaucoma confirmado tem mais risco de desenvolver a doença.
Como tratar o glaucoma ?
O tratamento do glaucoma consiste em diminuir a pressão intraocular do paciente. Inicialmente com uso de colírios, estes devem ser usados pro resto da vida. Em muitas vezes os colírios são caros, porem mesmo assim, o uso do colírio deve ser uma prioridade no orçamento do paciente com glaucoma, uma vez que a visão perdida não volta mais. Costumo dizer aos meus pacientes que “em minha opinião é muito mais importante enxergar do que ter um celular caro ou qualquer outro bem material, e que também não escolhemos ter doenças, então se o glaucoma apareceu, vamos trata-lo corretamente”.
Existem nossos tratamentos cirúrgicos para glaucoma como GATT, cirurgias fistulizantes ou uso de tubo para diminuir a pressão intraocular, porem cirurgias são geralmente medidas finais para o tratamento.
Caso a visão esteja ruim, o tratamento pode voltar a visão ?
A resposta e clara, Não. A visao não volta a ser como era antes, o tratamente é feito para evitar que a visao piore mais ainda, e o paciente chegue a algum nível de cegueira. Acontece que as vezes o paciente possui outros problemas além do glaucoma, como por exemplo catarata, e quando tratamos esse outro problema a visao pode melhorar algo.
Glaucoma pode levar a cegueira ?
A resposta é muito clara, SIM. O glaucoma pode levar a cegueira sim. Uma das situações é o paciente nunca procurou o medico e chega no consultório com a visao muito ruim, visto que é uma doença silenciosa. Outra situação são os pacientes que mesmo sabendo que tem o problema não usam o colírio corretamente.
Quais o exames importantes para acompanhar o glaucoma ?
Uso sempre a máxima, quanto mais informação do olho melhor, porem campo visual computadorizado e a tomografia de coerência óptica são os primordiais. Outros exames como paquimetria, curva tensional diária, microscopia especular e gonioscopia podem ajudar.
Cirurgia de catarata pode ajudar o glaucoma ?
Na maioria das vezes a cirurgia de catarata ajuda no controle do glaucoma, diminuído a pressão ocular e em alguns casos facilitando a drenagem do humor aquoso (liquido de dentro do olho).
Acompanhamento de pacientes sem glaucoma, porem com glaucoma na família.
Paciente jovens como familiares com glaucoma devem ser acompanhados de perto anualmente ou a cada 6 meses, uma vez que o ideal é que se detecte a doença cedo, sendo assim, o paciente terá uma vida normal se problemas visuais, apenas com uso de um ou alguns colírios.