A escolha a lente a ser implantada do olho do paciente durante a cirurgia de catarata é algo de extrema importância para a qualidade de visão final do paciente, visto que, após implantada, a lente deve ficar na mesma posição pro resto da vida. E a troca da lente é uma cirurgia mais arriscada e mais imprevisível.
Costumo dizer aos pacientes durante a consulta, que existe no mercado muitas opções algumas opções apenas existem e outras opções eu usaria em um parente meu por exemplo minha mãe ou minha vó, assim tento explicar todos os pros e contras dessa etapa.
Normalmente existem lentes que melhoram a visão apenas de longe e outro tipo de lente que melhoram a visão de longe e também a visão de perto. Existem também lentes nacionais e lentes importadas.
Durante a consulta, investigamos os hábitos de vida dos pacientes de forma individualizada. Por exemplo, um paciente motorista de caminhão, o foco da cirurgia será uma visão de longe melhor possível, diferente de um paciente com hábito de leitura intenso, neste, devemos equilibrar a visão de perto. Por outro lado, outro exemplo, em um paciente músico, leitor de partituras, devemos ter em mente que a visão intermediária deve estar no objetivo final da cirurgia.
Pode, a dependendo dos seus objetivos. Porém, deve-se saber que as lentes nacionais ou “as do plano de saúde” normalmente não melhoram a visão de longe e perto conjuntamente. Essas lentes também não possuem a mesma estabilidade refracional das lentes de melhor tecnologia. Na minha rotina, eu não recomendo para meus pacientes essas lentes, pois estou sempre a procura do melhor e mais seguro, quero pacientes satisfeitos enxergando bem tanto pra longe, intermediário e para perto.
Não, a escolha deve ser em conjunto com o médico. Alguns pacientes mesmo querendo usar lentes mais modernas, eles não podem. Não é todo olho que pode usar toda lente.
Normalmente, a aumento dos recursos das lentes trazem consigo aumento no custo de cirurgias. Que podem varias de 2 mil até 15 mil reais.
– Escolha bem seu cirurgião, após essa escolha escute as recomendações dele.
– Normalmente boas lentes têm custos maiores.
– A lente intraocular é algo que será colocado dentro do olho do paciente de forma permanente.
– A lente e algo importantíssimo para a cirurgia de catarata.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista