Olho Seco é uma síndrome que cursa com a perda no equilíbrio do filme lacrimal. A lágrima é um líquido produzindo pela glândula lacrimal, responsável pela lubrificação da superfície do olho. É composta por: água, sais minerais, nutrientes, gorduras, oxigênio e anticorpos. Tem uma importância muito grande lubrificando, nutrindo e de defesa da superfície do olho. Algumas condições como por exemplo a idade avançada ou alterações palpebrais promovem uma desregulação ocasionando olho seco (OS).
Classicamente a síndrome do olho seco (SOS) é dividida em dois grupos: olho seco evaporativo em que ocorre uma perda da camada de gordura da lágrima levando a evaporação da mesma; olho seco por deficiência aquosa, que é causado pela deficiência na produção na parte aquosa da lágrima.
Pode ser causado por doenças inflamatórias que atacam a glândula lacrimal, por exemplo síndrome de Sjogren, e outras também: artrite reumatoide ou lúpus; por alterações palpebrais que dificultem seu fechamento provocando evaporação da lágrima. Outras condições provocam OS como doenças na tireoide, tratamentos de quimio ou radioterapia. Muito comumente a SOS pode não ter causa aparente, comum em mulheres a cima de 40 anos.
Os sintomas de olho seco são diversos, caracterizando desconforto ocular. Coceira, sensação de areia, olho vermelho, sensibilidade a luz. Lacrimejamento é um sintoma frequente, traduzindo a tentativa o olho se lubrificar.
O tratamento consiste em melhorar a lubrificação do olho e combater a inflamação e vai depender da gravidade da doença. Colírios lubrificantes também chamados de lágrimas artificiais são o tratamento inicial do quadro, a frequência de gotas pode varias de 3 a 8x ao dia, a depender da gravidade do quadro. Se for necessária uma frequência alta de gotas para tratar os sintomas, prefere-se o uso de colírios sem conservantes. Pomadas e géis são usados para quadros mais avançados que apenas colírio não resolve. Casos refratários difíceis são tratados com oclusão do ponto lacrimal ou cirurgias.
Mudanças nos hábitos de vida como alimentação mais balanceada, rica em linhaça e uma boa hidratação do paciente. Sabe-se que ambientes com ar condicionado ou ventiladores direcionados aos olhos pioram os sintomas, deve-se equilibrar esses fatores. Hábitos de leitura excessiva também provocam sintoma de olho seco.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista