Deslocamento de Retina é uma emergência oftalmológica, acontece quando a camada mais interna e nobre do olho, a retina, se separa do fundo do olho. Esse descolamento interrompe o suprimento de oxigênio e nutrientes para retina, podendo causar lesões irreversíveis a esse tecido, se traduzindo em perda de visão.
A retina é uma camada muito fina, que contém as células fotorreceptoras – células capazes de transformar energia luminosa em elétrica, enviando ao cérebro a informação que se traduz em imagem, ou seja, os fotorreceptores transformam a luz em imagem, responsável pela visão.
Os sintomas de pacientes com descolamento de retina (DR) reclamam de visão turva embaçada, perda do campo visual, aparecimento de uma sombra ou mancha preta que pode ser central ou periférica. Alguns sinais que vem antes do descolamento são: moscas volantes, flashes e/ou raios luminosos, estes são considerados sinais de alerta, casos forem sentidos, indicam que o paciente deve procurar imediatamente o oftalmologista. Lembrando, que o DR não está associado a dor, a visão simplesmente piora de forma rápida sem dor.
O diagnóstico de deslocamento de retina deve ser feito com exame por oftalmologista, o mesmo fará um exame de fundo de olho com mapeamento de retina, detalhando assim o descolamento.
A causa mais comum vem de uma ruptura da retina causado por trauma, descolamento posterior do vítreo, alta miopia, cirurgia de catarata, glaucoma e diabetes em fases avançadas da doença.
Normalmente, ocorre em pacientes míopes com mais de 40 anos. Entretanto, pode acontecer em todas as idades. Um tipo de deslocamento de retina especial e benigno, menos comum, é chamado de deslocamento de retina seroso, ele é causado por estresse emocional e retorna a visão normal em 90% dos casos após repouso e diminuição das atividades que geram a tensão no paciente.
É um tipo de deslocamento de retina muito grave, chamado de descolamento tracional da retina. Os vasos sanguíneos anômalos, desenvolvidos pela diabetes, puxam a retina causando do descolamento. Esse tipo de deslocamento de retina responde pior aos tratamentos, geralmente deixando sequelas visuais.
Cirurgia de catarata pode causar deslocamento de retina. Geralmente, cirurgias de cataratas mais avançadas, em que se faz a retirada da catarata de modo extra-capsular (uma técnica mais antiga, porém ainda bem indicada em casos de cataratas muito duras e avançadas). Complicações da própria cirurgia também predispõe o deslocamento de retina.
Sim, o deslocamento de retina pode cegar, sim! É uma emergência oftalmológica e deve ser tratada o mais rápido possível.
O tratamento do descolamento de retina é feito por cirurgia. Existem alguns tipos de cirurgia como crioterapia, retinopexia, porém a cirurgia mais feita atualmente é a vitrectomia com uso de laser para colar a retina no local adequado.
A cirurgia é realizada, o paciente é liberado para casa no mesmo dia na maioria das vezes, iniciando a fase do pós-operatório, em que o mesmo ficará em repouso em uso de colírios e medicações. Oriento que evite movimentos bruscos, esforços físicos e viagens de avião nessa fase de recuperação, pois em alguns casos a retina pode descolar novamente.
Na maioria das vezes, apenas um procedimento cirúrgico é capaz de resolver o caso, porém dependendo do descolamento, podemos precisar de mais de uma cirurgia ou a combinação de técnicas.
Preços da cirurgia de deslocamento de retina são variáveis com: regiões, mercados e renome do cirurgião. Porém, as cirurgias, por demandarem alta tecnologia, tem um custo alto e pode variar de 5 a 30 mil reais. Normalmente, é um procedimento que os planos de saúde cobrem e também pode ser feito pelo Sistema Único de saúde.
Os resultados da cirurgia de deslocamento de retina dependem de muitos fatores, principalmente do tempo entre o deslocamento de retina e a cirurgia, de qual parte da retina se desprendeu do fundo do olho e outros fatores inerentes de cada olho. Cirurgias realizadas rapidamente após o início dos sintomas normalmente nos dão bons resultados.
Um fator importante é a experiencia do cirurgiã. Então, recomendo procurar médicos oftalmologistas especialistas em retina cirúrgica de confiança.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista