É um termo geral, que significa inflamação intraocular, usado para descrever a maioria das inflamações oculares. A uveíte pode ser gerada por várias doenças. Como é um termo muito geral, para melhor entendimento temos que subdividir as uveítes de acordo com a região do olho que ela mais acomete, sendo assim dividida em: uveíte anterior, uveíte posterior e panuveíte.
1.1 Qual a importância de tratar as uveítes?
1.2 Quais as causas de uveítes?
1.3 Quais os sintomas das uveítes?
1.4 Quadros de uveítes mais frequentes no Brasil
1.5 Diagnóstico da uveíte
1.6 Como tratar a uveíte?
As uveítes são quadros de inflamação ocular que ameaçam a visão dos pacientes. Podendo causar perda visual irreversível, caso não for tratada adequadamente. Até 35% dos pacientes com uveíte podem apresentar algum grau de perda de visão permanente em pelo menos um dos olhos. Ela, junto com suas complicações, pode ser considerada a causa de 20% dos casos de cegueira legal em alguns estudos epidemiológicos.
Em pouco menos da metade dos casos de uveítes não conseguimos encontrar a causa específica do problema, sendo chamada de uveíte idiopática. Quando alguma causa é encontrada, o tratamento específico deve ser iniciado.
Causas de uveíte:
– Doenças inflamatórias (sarcoidose, lúpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doenças intestinais como síndrome do crohn)
– Doenças infecciosas (HIV/AIDS, toxoplasmose, sífilis, doença da arranhadura do gato, tuberculose)
– Efeitos colaterais de medicações
– Cirurgias oculares podem servir como gatilho para inflamação ou até gerar inflamações como complicações da própria cirurgia
– Tumores como linfoma podem gerar quadros de inflamações oculares internas.
Os sintomas são:
– Olho vermelho
– Dor ocular (podendo sem intensa ou branda)
– Sensibilidade a luz
– Baixa visual
– Percepção de pontos flutuantes no campo de visão
Quanto mais intensos forem os sintomas, maior potencial de gravidade das doenças, bem como maior possibilidade de sequelas como cegueira, caso não for feito o tratamento rapidamente.
No Brasil, em termos de frequência…
Quadros de uveítes anteriores são causados por toxoplasmose ocular;
Quadros de uveítes posteriores são causados por doenças autoimunes.
Deve ser feito exame oftalmológico completo, com avaliação de todas as partes do olho em conjunto com uma história clínica detalhada, procurado possíveis sinais de alguma doença sistêmica que possa estar causando a uveíte. A partir desse primeiro contato com o oftalmologista, são solicitados exames sanguíneos e exames de imagem do olho na tentativa de descobrir de forma exata, o que está causando o quadro de inflamação ocular.
O tratamento do quadro de uveíte visa parar a dor e a inflamação dentro do olho, uma vez que a inflamação causa danos a estruturas do olho. Na tentativa de diminuir a inflamação, usa-se colírios anti-inflamatórios, corticóides em sua maioria. Outras medicações como comprimidos ou medicações venosas podem ajudar na melhora do quadro. Além disso, deve-se tratar a doença que está causando esse quadro inflamatório localizado no olho, sendo esse tratamento fundamental para cura da uveíte.