A expressão “derrame ocular” é genérica, na verdade pode englobar muitos problemas da oftalmologia, sendo o mais comum deles a hemorragia subconjuntival.
Existem também outros quadros de derrames oculares, são eles: hemorragia vítrea e hifema (hemorragia interna do olho), estes últimos bem mais raros.
Vamos falar hoje sobre derrame ocular em detalhes, para que você entenda melhor.
3. Ocorre com pessoas de quais idades?
4. O que fazer na presença do derrame ocular?
5. Existe colírio para o derrame ocular?
6. Quando deve ser investigado o derrame ou a hemorragia ocular?
7. O derrame ocular causa dor?
O derrame é o extravasamento de sangue para fora do vaso sanguíneo. Dependendo do local em que aconteça, pode ocasionar problemas diferentes, de diferentes gravidades.
O tipo mais comum é a hemorragia subconjuntival, ou hiposfagma, caracteriza-se por uma condição benigna e extremamente comum, que aparece de forma abrupta e indolor: uma mancha vermelha de sangue no olho.
Nessa situação, não acontece diminuição da acuidade visual, a hemorragia pode ser pontual ou extensa, acometendo a região branca do olho (esclera).
O derrame ocular pode acometer todas as idades. Em jovens, normalmente são decorrentes de traumas na região ocular, ou uso de lentes de contato.
No entanto, pessoas com mais idade, doenças vasculares sistêmicas como hipertensão, diabetes ou aterosclerose, podem ser o fator de origem da hemorragia.
Basicamente, o extravasamento de sangue de dentro do vaso para tecidos oculares é o que acontece no derrame. Isso também pode ser ocasionado por doenças sanguíneas como hemofilias ou trombofilias.
Outro ponto que pode desencadear o extravasamento é o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, ou no caso de pacientes que usam ASS, por exemplo, bem como situações que levam ao aumento da pressão abdominal como exercícios físicos exagerados ou uma simples ida a academia.
Na imensa maioria das vezes, não necessita de tratamento, visto que se trata de uma condição benigna e autolimitada, não havendo tratamento comprovadamente eficaz.
Os pacientes devem ser informados que essa mancha vermelha irá desaparecer com o tempo. Normalmente pode durar de 7 a 20 dias, quando há uma diminuição do tamanho da área da lesão e variação de cor, passando pela coloração marrom, amarela em seguida desaparecendo.
Leia também sobre Uveíte, uma inflamação intraocular.
Não existe tratamento aprovado para acelerar a reabsorção e absorção da hemorragia ou derrame ocular. No entanto, pode-se usar colírios lubrificantes para dar conforto ao paciente, bem como compressas frias (2 vezes por dia) como medidas de suporte.
Deve-se investigar apenas em casos recorrentes e persistentes, ou relacionados com algum sintoma, levando a suspeita de outras doenças.
É um quadro indolor, benigno e passageiro. Caso venha acompanhado de dor, deve-se investigar outras causas.
Podemos elencar algumas causas comuns para a ocorrência do derrame ocular, são elas:
Agora você conhece melhor os tipos e as causas de derrame ocular, leia também sobre outras doenças oculares. Tem outras dúvidas? Agende uma consulta online.