A Cirurgia Refrativa a laser é um procedimento que visa a diminuição da dependência dos óculos, realizado por meio de lasers de alta precisão.
Foi desenvolvida em 1987 por Dr. Theo Seiler, em Berlin, Alemanha. A técnica de cirurgia chamada Photorefractive Keratectomy (PRK) rapidamente ganhou popularidade em virtude do seu alto grau de eficiência e precisão de graus moderados de miopia e astigmatismo.
Então, hoje vamos falar um pouco mais a respeito, para que você saiba a finalidade da Cirurgia Refrativa a Laser, as vantagens desse procedimento e se é coberto pelos planos de saúde.
1. Para que serve a Cirurgia Refrativa a Laser?
2. Quais as vantagens da Cirurgia Refrativa a Laser?
2.1 Satisfação do paciente: independência dos óculos
2.2 Técnica de menor custo
2.3 Ausência de complicações no corte da córnea
3. Cirurgia Refrativa a Laser é coberta por planos de saúde?
Essa técnica cirúrgica promove uma correção visual, que mantém por décadas estabilidade e transparência da córnea dos pacientes.
Porém, no início do seu desenvolvimento, início dos anos 90, estava relacionada ao aparecimento do Haze de córnea, que é perda de transparência cicatricial.
A técnica de PRK, associada ao uso de Mitomicina C, diminuiu consideravelmente as complicações cicatriciais do procedimento, levando a um alto grau de satisfação dos pacientes. Inclusive, o índice de independência dos óculos chega a cerca de 90%.
Além disso, 88% dos pacientes míopes chegam a uma visão de 20/40 em estudos a longo prazo, 15 a 20 anos após a cirurgia.
Atualmente com o desenvolvimento de técnicas mais modernas e de mais alto custo com o LASIK por Laser de Femtosegundo, o PRK é considerado uma técnica de menor custo, porém com resultados excelentes, muito precisos e confiáveis.
Além do menor custo e resultado similar, o PRK tem algumas vantagens, como ausência de complicações relacionadas ao Flap do Lasik (corte da córnea). Outro ponto é o fato de fazer o laser de forma mais superficial, consequentemente há menor alteração da arquitetura corneana, o que leva a menores riscos estruturais para o olho.
Sim. Apesar do custo mais baixo, quando comparado ao LASIK por laser de Femtosegundo, a técnica de PRK é coberta pelos planos e operadoras de saúde sem custo adicional para o paciente.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) emitiu um parecer técnico sobre a cobertura da cirurgia refrativa pelos planos:
“Cobertura obrigatória para pacientes com mais de 18 anos e grau estável há pelo menos 1 ano, quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
a. miopia moderada e grave, de graus entre – 5,0 a – 10,0 com ou sem astigmatismo associado com grau até –4,0
b. hipermetropia até grau 6,0 com ou sem astigmatismo associado com grau até 4,0”
Gostou das informações sobre mais esse tema relacionado a modernização de técnicas para cirurgias oculares? Então, leia também sobre a Cirurgia de Catarata com Lentes Monofocais para longe e Cirurgia de Catarata Moderna.
Se ficou com dúvidas sobre a Cirurgia Refrativa a Laser, entre em contato conosco ou agende online sua consulta.
Dr. Pedro Paulo Cabral
Chefe do Setor de Catarata do (HOZN Natal-RN);
Coordenador da especialização em Cirurgia de Catarata do HOZN;
Formado e especializado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
Especializado no Mass Eye and Ear/Harvard Medical School.