A presbiopia ocorre quando nossos olhos perdem a capacidade de enxergar com nitidez objetos próximos, isso inclui dificuldade de leitura, uso de celulares, bem como atividades quaisquer que venham a exigir nitidez do foco de perto. Ocorrerá uma atitude de afastar os objetos para poder enxergá-los melhor, popularmente é dito que o “braço está curto”, e também conhecida como “vista cansada”, porém isso é uma característica tipicamente ocular desta faixa etária. Presbiopia é uma palavra de origem grega que significa “olho de um homem velho”.
Temos uma estrutura no olho chamada cristalino, ele se situa atrás da íris, que é parte colorida do olho. O cristalino é uma lente transparente, que muda de forma involuntariamente quando focamos objetos próximos. Ele muda de forma aumentando sua espessura, se tornando uma lente mais grossa, fazendo com que o foco traga a imagem até a retina dando nitidez a nossa visão.
Durante a infância, adolescência e início da idade adulta (até por volta dos 35 anos), o cristalino é macio, transparente e flexível, podendo mudar de forma facilmente, isso permite as pessoas dessas faixas etárias enxergarem muito bom pra perto.
Após 35 – 40 anos, o cristalino se torna mais rígido, e gradualmente vai perdendo a capacidade de mudar sua forma, isso nos traz uma dificuldade gradual em focar objetos próximos com nitidez.
A resposta é: nada, não se pode fazer nada para evitá-la, pois é um processo de envelhecimento natural do olho. Assim como outras estruturas envelhecem (assumimos outras características), como cabelo branco, rugas, etc. Todas aparecerão naturalmente com o aumento de nossa idade.
Além da dificuldade em enxergar de perto, o paciente pode ter fadiga ocular, dor de cabeça (sensação de peso) geralmente no final do dia, visão dupla em alguns casos.
Uma característica comum do início desse problema é passar o dia trabalhando no computador e quando você olha pra objetos distantes, a visão demora o focar no objeto distante.
Outra característica que dá para o próprio paciente perceber, é que no início da presbiopia esses sintomas são no final do dia de trabalho ou de estudo e desaparecem em horários de descanso ou de final de semana, quando a demanda visual para perto é menor que a demanda da semana usando computares em seus trabalhos, por exemplo.
Apesar dos dois problemas causarem dificuldade na visão de perto eles não são as mesmas coisas. A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto independentemente da idade, já a presbiopia é uma dificuldade adicional a hipermetropia que vem com a idade, ou seja, pacientes hipermétropes (que já usavam óculos monofocais) vão desenvolver presbiopia quando chegarem próximos aos 40 anos (necessitando de uma adição aos óculos, trocando os óculos monofocais por multifocais).
Sim, eles não só podem desenvolver como eles irão desenvolver. Esse problema é implacável da idade, não tem a ver com características individuais dos olhos. O único jeito de não desenvolver presbiopia é não vivendo até essa faixa etária, o que não é o desejo de ninguém.
Os pacientes míopes têm uma particularidade, eles costumam tirar os óculos pra enxergar de perto. Lembrem-se que a miopia é a dificuldade para longe, e facilidade natural para perto sem uso de óculos. Quando os tratamos com os óculos para longe, ainda fica faltando o grau de perto. O que eles fazem? – Retiram os óculos, e enxergam com a visão natural boa de perto deles.
Caso sinta os sintomas de dificuldade pra perto, sensação de peso e dor de cabeça, você deve fazer uma consulta com médico oftalmologista. Nela, o médico vai fazer seu exame normal pra o grau de longe, em seguida vai te dar uma tabela de leitura para perto.
Você vai perceber que os números ou letras estarão bem embaçados. Em seguida, ele adicionará uma adição pra perto até os números e letras ficarem bem nítidos, paciente normal enxerga até o código J1 na tabela abaixo. Sendo assim, seus óculos terão o grau achado para longe e essa adição para perto.
Sim, existem. São chamadas lentes de contato multifocais. Eu considero uma excelente opção para pacientes présbitas que não desejam usar os óculos. Elas geralmente são um pouco mais caras que as lentes de contato normais, e são encomendadas, chegando com alguns dias.
Sim, existe cirurgia para vista cansada. Nos pacientes que estão no início da presbiopia, entre 40 e 50 anos, pode-se realizar uma cirurgia refrativa deixando “um olho bom pra longe” e “um olho bom pra perto”, isso resolveria o problema de independência dos óculos desses pacientes.
Pacientes com mais de 50 anos podem possuir catarata, então se recomendaria uma cirurgia de catarata com implante de lentes multifocais, essas lentes são capazes de melhorar a visão de longe de perto e em alguns casos a distância também intermediária.
Sim, existe. Quando a dificuldade visual para perto se adiciona ao grau de longe em pacientes antes de seus 40 anos. Porém, é mais rara. O tratamento é o mesmo apenas apareceu um pouco mais cedo que o normal.
A intolerância na realização de tarefas de perto com detalhes, tais como conferência de notas, tarefas no computador, dentistas em seus dia-a-dia, enfermeiras ou médicos em suas prescrições, escultores, artesãos, estudos em livros ou em tablets, uso de celulares, aplicativos de redes sociais como WhatsApp, etc, podem ter um impacto negativo econômico com a queda na produtividade das pessoas, gerando baixo rendimento.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista