Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana localizada na parte branca do olho e na parte interna das pálpebras). É muito comum em escolas, trabalho ambientes fechados. É uma doença benigna (não leva a cegueira) e auto limitada, ou seja um doença passageira.
A conjuntivite mais comum é a viral, causada por vírus, o mesmo vírus da gripe e resfriado comum. Existem outras causas de conjuntivite como bactérias, alergias dentre outras.
A conjuntivite viral é uma doença contagiosa, e sua transmissão se dá por contato direto com o vírus, mais comumente pelo adenovírus, nas secreções vindas de alguém previamente contaminado.
Contato com pessoas infectadas, principalmente contato com secreções vindas do olho. Por exemplo, o indivíduo contaminado, ao limpar os olhos que estavam lacrimejando, toca em algum objeto. Em seguida, alguém ao tocar nesse objeto e posteriormente no seu rosto, leva partículas virais para seu olho, contraindo assim a doença.
Olho vermelho, lacrimejamento, sensibilidade a luz, inchaço na região de pálpebras. O paciente pode desenvolver visão embaçada em alguns casos. Dor ocular, porém, suportável, também pode acompanhar o quadro. A doença pode ser unilateral ou bilateral, normalmente ela se inicia em um olho e passa para o outro em alguns dias.
Infelizmente não existe um tratamento específico para a conjuntivite viral, apenas uso de medidas de suporte como colírios lubrificantes, compressas geladas para alívio dos incômodos. Não se recomenda usar colírios corticoides no tratamento, apenas em casos raros e escolhidos pelo oftalmologista especialista, visto que o uso de corticoide pode agravar o quadro.
Orientação importante é lavagem das mãos constantemente, uso de álcool para higiene das mãos e objetos, com objetivo de não passar a doença para outras pessoas. Normalmente, o médico deve afastar o paciente de suas atividades diárias, com o mesmo fim.
Objetos pessoas do paciente deve ser separados como travesseiros, lençóis, toalhas, dentre outros, para evitar também a disseminação.
As lentes de contato devem ser suspendidas até a resolução da inflamação do olho, pacientes devem ser orientados a usar óculos durante a conjuntivite.
Em que casos são usados corticoides para tratamento da conjuntivite viral?
Os corticoides não são indicados na maioria dos casos. São indicados apenas em casos de infiltrados corneanos, presença de membranas conjuntivais ou casos de inflamação intensa.
A duração dos sintomas depende do tipo de vírus e do tipo de surto, podendo variar de 2 a 20 dias.
– Comprar lenços de papel, para higiene palpebral, pois o uso de lenços de pano pode disseminar o vírus para outras pessoas.
– Usar colírios lubrificantes e compressas mornas.
– Afastar-se de atividades em ambientes fechados, escola e trabalho até melhorar do quadro.
– Ter paciência, confiar no seu médico, uma vez que os sintomas podem durar mais do que imaginamos e mesmo assim, ainda ser a evolução normal da doença.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista