Em época de pandemia, muitos mitos e inverdades são espalhadas por todos os meios de comunicação (redes sociais, grupos de amigos), atuando na desinformação de todos, e gerando caos e temor a população. Aqui vamos desmistificar a função dos óculos e como faremos uma limpeza segura das lentes dele.
A primeira orientação é não limpar (higienizar) seus óculos de grau com álcool líquido ou álcool gel, pois esses componentes podem danificar a lente do seus óculos, o antirreflexo deles e até a armação dos óculos.
Use água e sabão neutro, assim como o sabão é capaz de eliminar o vírus de suas mãos ele também é capaz de limpar de forma eficiente seus óculos. Então, sempre que chegar em casa, lavar as mãos e em seguida lavar seus óculos com água e sabão neutro apenas.
Em casos de lente de contato, lavar as mãos com água e sabão antes de manuseá-las, retirá-las dos olhos e armazená-las em soluções de limpezas típicas para lentes de contato.
Um grande mito é que seus óculos de grau funcionariam como proteção ao vírus, isso não é verdade. Apesar de ele funcionar como uma barreira às gotículas de vírus vindas de um paciente contaminado, ele não serve como uma proteção segura ao vírus. Deve ser usado os óculos de EPI (equipamento de proteção individual), para este fim. Estes devem ser usados por cima do óculos de grau ou das lentes de contato.
Uso dos óculos de proteção em conjunto com uma máscara, já se configura uma proteção muito eficiente para a contaminação dos “cidadãos comuns da pandemia”, digamos assim, aqueles que não estão na frente de batalha, lidando diretamente com pacientes infectados.
Dr. Pedro Paulo Cabral – CRM/RN 5880