A cirurgia refrativa, popularmente falando, é a cirurgia para “retirar os óculos”. Em termos técnicos, é a cirurgia que visa diminuir a dependência dos óculos, sendo esse o objetivo final da cirurgia. Também conhecida por “cirurgia de miopia”, “cirurgia para astigmatismo” ou “cirurgia para hipermetropia”.
Existem praticamente duas técnicas, sendo o PRK (ceratectomia fotorefrativa) e o LASIK (Keratomileusis assistida por excimer laser in situ). No PRK, faz-se o laser diretamente no olho, e no LASIK faz-se um corte (um flap) no olho, em seguida o laser por baixo da área cortada, ou seja, o laser é feito por baixo do flap.
A técnica de LASIK é a técnica de cirurgia refrativa mais realizada no mundo, uma vez que esta técnica é mais confortável para o paciente, assim como, tem uma recuperação visual mais rápida. No entanto, essa técnica, a confecção do flap, pode ser feito com auxílio de uma lâmina ou com auxílio do laser de Femto segundo.
A nova tecnologia, com uso do laser do Femto segundo, trouxe mais precisão nas cirurgias refrativas assim com maior segurança e melhores resultados para os pacientes. Esse laser trabalha com disparos sob alta frequência, com pulsos extremamente curtos (10 elevado a -15 segundos), assim a energia total liberada no tecido é teoricamente inferior, elevando um padrão diferenciado a esse tipo de cirurgia.
O uso do microcerátomo (uma lâmina para corte, antes do laser) apesar de eficiente, é uma técnica que vem perdendo espaço, frente a toda modernidade e precisão do laser de Femto segundo na cirurgia refrativa feita por LASIK.
Cirurgia mais segura, mais precisa, menor dano tecidual. Em termos técnicos, possui maior regularidade do flap (corte), sendo assim a cirurgia mais personalizada.
Apesar de inúmeras vantagens do uso da cirurgia com esse tipo mais moderno de laser a barreira econômica ainda constitui um dilema para realização dessa cirurgia, uma vem que a cirurgia se torna um pouco mais cara, e sem falar que os planos de saúde não cobrem o uso dessa tecnologia para os seus pacientes.
Dr. Pedro Paulo Cabral – Oftalmologista