A cirurgia refrativa pode ser realizada com a técnica de PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa). Nela ocorre a correção do grau dos óculos com uso do laser para miopia e/ou astigmatismo.
O procedimento cirúrgico é rápido, seguro e indolor. É mundialmente realizado para casos de córneas um pouco mais finas, bem como casos em que não podemos fazer a técnica de LASIK.
Após a realização da cirurgia, o paciente deve seguir alguns cuidados para evitar complicações, principalmente infecções e o haze que consiste em uma cicatrização exagerada da córnea induzida pela exposição a luz.
1. Como costuma ser a recuperação após a cirurgia refrativa de PRK?
1.1 Após cicatrização a melhora é progressiva
1.2 Córnea fica mais suscetível a infeções durante cicatrização
2. Quem fez cirurgia refrativa PRK deve usar óculos de sol?
3. Existe restrição de dieta após cirurgia refrativa?
4. Quem fez cirurgia refrativa PRK pode fazer exercícios?
4.1 O paciente está liberado para atividades sexuais?
5. Pode usar maquiagem após a cirurgia refrativa PRK?
6. Pode consumir bebida alcóolica no período após cirurgia refrativa PRK?
7. Paciente operado pode utilizar telefones celulares, telas e assistir televisão?
Fonte da imagem – northgeorgiaeyeclinic.com
A visão vai ficar embaçada por volta de 7 a 15 dias. Isto se deve ao fato da córnea desepitelizada. O primeiro dia após a cirurgia o paciente pode ter uma sensação de melhora da acuidade visual, porém essa melhora é passageira já que o processo de cicatrização está ocorrendo.
Aproximadamente entre o segundo e o quarto dia da cirurgia, o paciente pode sentir incômodos, sensação de areia, olhos vermelhos ou algum tipo de dor ocular.
Leia também: 10 Cuidados pós-operatórios da Cirurgia Refrativa PRK.
Lembrando que todos esses sintomas são esperados, e na sua grande maioria suportáveis.
O paciente deve ter em mente que é um processo passageiro e deve sempre está em contato com seu médico durante essa fase da recuperação.
Após a epitelização, ou seja, cicatrização da superfície, a melhora será rápida e progressiva, atingindo o resultado desejado em torno do um mês.
Dependendo do grau de partida da correção, os pacientes vão se sentir satisfeitos de 7 a 15 dias depois da cirurgia, porém o resultado final só podemos considerar após um ano e três meses do procedimento.
Fonte da imagem – northgeorgiaeyeclinic.com
Como a córnea está sem epitélio, ou seja, sem uma sua camada superficial protetora, ela fica mais sujeita a infecções, por isso se deve tomar muito cuidado com o uso correto dos colírios, não passar as mãos nos olhos.
Não é necessário acordar a noite para utilização dos colírios. E se os horários dos colírios coincidirem, dar intervalo de cinco minutos entre eles.
Sim. Para pacientes que vivem em regiões de muita exposição solar, os óculos escuros com proteção ultravioleta são imprescindíveis, uma vez que a radiação ultravioleta interfere na cicatrização, podendo modificar o resultado da cirurgia.
Usar óculos escuro com proteção o tempo todo, por UM MÊS, tanto PARA AMBIENTES FECHADOS quanto ABERTOS.
Em seguida, usar óculos com proteção UV por TRÊS MESES PARA AMBIENTES ABERTOS. E durante um ano usar óculos em situações de muita exposição solar.
As lâmpadas fluorescentes também emitem ultravioleta, por isso usar óculos escuros até em ambientes fechados como dentro de casa.
Não há restrição dietética para cirurgia refrativa, paciente pode comer tudo. Evitar apenas alimentos que previamente causaram algum problema particular ao paciente.
Pode lavar o rosto com cuidado e tomar banho normalmente.
Atividades físicas que não ofereçam risco de trauma podem ser realizadas normalmente (menos as que envolvem piscina), após uma semana de cirurgia. Porém é preciso evitar esportes aquáticos por um mês.
Atividades sexuais estão liberadas uma semana após a realização de cirurgia refrativa por PRK.
Apenas usar maquiagem na região dos olhos após dez dias, porém batom pode usar normalmente.
Não. Deve-se evitar bebidas alcoólicas por 15 dias, pois elas ressecam o olho e podem causar desconforto.
Não há restrição ao uso de celulares, computadores, tablets ou televisão por parte dos pacientes. Deve-se sempre atentar para fazer este uso com proteção dos óculos escuros no primeiro mês após a cirurgia.
Como vimos ao longo deste artigo, existem cuidados importantes para o período após cirurgia refrativa PRK. Entenda melhor a cirurgia PRK e saiba 10 Cuidados pós-operatórios da Cirurgia Refrativa PRK, basta consultar os artigos disponíveis no blog. E se ficou com dúvidas, entre em contato conosco ou agende online a sua consulta.