As lentes mais modernas para o tratamento de catarata são, atualmente no ano de 2022, as lentes de foco estendido (lentes EDOF do inglês Extended depth of focus).
Por meio da cirurgia de catarata com a colocação dessas lentes consegue-se chegar a uma ótima visão, tanto de longa distância, como de uma distância intermediária, porém a visão de distâncias muito próximas o paciente pode precisar do uso dos óculos.
1. Vantagens das lentes intraoculares de foco estendido
2. Lentes intraoculares de foco estendido são cobertas pelos planos ou operadoras de saúde?
A catarata é um dos problemas oculares mais frequentes após a faixa etária dos 50 anos. E aumenta sua incidência com o passar da idade.
Essa problema cursa com diminuição da acuidade visual, gerando uma visão sem nitidez, de forma lenta e progressiva. Quando a diminuição da visão chega a dificultar a vida do paciente, estamos no momento de tratar a catarata, com cirurgia.
A cirurgia de catarata consiste na substituição da catarata (região envelhecida do olho) por uma lente intraocular transparente, restabelecendo assim uma visão nítida e precisa.
Através de exames de última geração, uma boa programação cirúrgica e a realização do procedimento com profissional experiente, buscamos também não só a eliminação da catarata, mas também a independência dos óculos por parte dos pacientes.
Sendo assim, após as cirurgias, os pacientes necessitam cada vez menos dos seus óculos para suas atividades diárias e, em muitos casos, não precisam mais de óculos para inúmeras situações da vida, como dirigir, praticar esportes, uso de computador ou telefones celulares.
À direita: visão com catarata | Central: visão do paciente operado de catarata com lente monofocal para longe | À esquerda: visão do paciente operado de catarata com lente de foco estendido
A primeira grande vantagem dessas lentes de foco estendido (EDOF), frente as lentes multifocais (Difrativas), é a diminuição da percepção de fenômenos luminosos como: halos e glare, evidenciados abaixo.
Esses fenômenos luminosos podem ser percebidos de forma incômoda por alguns pacientes, principalmente a noite ao dirigir ou ao olhar pra luzes da cidade, por exemplo.
Apesar de sabermos que esses fenômenos são passageiros na imensa maioria das vezes, é uma grande vantagem não os sentir, com o uso de lentes EDOF.
Outra grande vantagem a uso da lente intraocular de foco estendido para tratamento da cirurgia de catarata é que as lentes EDOF são mais aceitáveis em olhos que possuem diabetes, glaucoma, doenças de retina ou olhos operados de cirurgia refrativa e problemas na córnea.
Os planos de saúde não pagam pela tecnologia de lentes de foco estendido. Os planos de saúde cobrem cirurgias de catarata com lentes básicas.
Esse tipo de tecnologia é oferecido (não apenas a lente) mas todo o procedimento de implante, pelas clínicas de oftalmologia, como uma cirurgia de catarata premium, sendo custeado pelos pacientes que buscam melhores resultados em seus tratamentos.
É ideal que os pacientes optem pelas lentes intraoculares sugeridas por seus médicos para tratamento da catarata. E também que procurem por médicos de alto nível de experiencia em cirurgias para o melhor resultado visual possível.
Neste artigo você pôde entender mais essa doença ocular tão comum e saber quais as lentes mais modernas para o tratamento de catarata. Consulte também artigos de temas relativos a este no blog. Caso tenha dúvidas, entre em contato ou já agende online a sua consulta.