Esses são as três opções de tratamentos para os pacientes que possuem algum tipo de grau, também chamados de ametropias. Tanto o uso dos óculos, como o uso de lentes de contato ou realização de cirurgia refrativa a laser podem tratar a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia ou a combinação desses.
Porém fica a pergunta: qual desses tratamentos valem mais a pena?
1. Preferências pessoais de cada paciente
2. Qual o tratamento com melhor custo-benefício?
3. Uso de óculos ou lentes de contato em comparação ao tratamento de correção refrativa a laser
Fonte: Peepers
Quando se questiona qual o melhor dentre essas opções, não encontramos resposta. A verdade é que a resposta é bem subjetiva, de acordo com as preferências individuais de cada paciente.
Alguns dos pacientes preferem usar óculos por acharem mais charmoso, ou por ajudar a esconder algumas marcas da idade como rugas, pés de galinha, etc.
Outros podem considerar que lentes de contato são ótima opção, pois elas podem dar certos períodos de independência dos óculos ou, por exemplo, favorecer pacientes que tem receio das cirurgias refrativas.
Já as cirurgias refrativas a laser, eles podem pensar como a melhor das opção para correção do grau, pela independência permanente ao uso dos óculos, trazendo uma grande sensação de liberdade aos mesmos.
Foto: Laser Vision
Quando se fala em valer a pena, a resposta está muito relacionada ao melhor custo-benefício (econômico), comparando os três tratamentos.
Então, podemos ser taxativos: a cirurgia refrativa é a opção com melhor custo-benefício entre as três, quando pensamos a médio e a longo prazo.
A correção refrativa a laser é um tratamento muito estável, podendo fazer com que o paciente fique 20 anos ou mais sem usar os óculos.
Sabemos que após a cirurgia existe uma taxa de regressão de tratamento, ou seja, o grau pode voltar minimamente em uma velocidade média de 0.25 a cada 5 anos, ou seja, usar óculos após uma cirurgia pode ser algo sutil e desnecessário.
O uso dos óculos requer troca anual ou bianual. Em muitos casos, quando se pensa ao longo dos anos, eles costumam se danificar ou serem perdidos.
Apesar de serem a opção mais clássica e conhecida para correção do grau dos pacientes, os óculos têm um maior custo comparado a cirurgia refrativa quando pois ocorrem repetidas compras e investimentos em troca ao longo do tempo.
As lentes de contato considero a melhor opção para independência dos óculos quando consideramos um curto prazo. Porém, por serem descartáveis com o passar dos anos, ao somarmos os custos com compra de novas caixas de lentes associados ao custo de soluções de limpezas, e tempo despendido para colocar e retirar elas dos olhos todos os dias, as lentes de contato não têm um melhor custo-benefício quando comparamos às cirurgias de correção a laser.
Olhos saudáveis que usam óculos ou lentes, devemos sempre considerar a realização de correção refrativa a laser para melhorar a vida do paciente, bem como esta ser a melhor opção levando em conta o custo-benefício com o passar dos anos. – Dr. Pedro Paulo Cabral
Agora que você entendeu melhor como comparar as alternativas de tratamento, escolha de forma consciente. E se ainda tem dúvidas, entre em contato conosco ou agende online sua consulta.